adsense

My Plate: A proposta dos EUA para substituir a pirâmide alimentar

Neste mês de Junho de 2011, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) juntamente com uma equipe comandada pela primeira dama, Michele Obama, propuseram substituir a pirâmide alimentar por um guia em forma de prato, denominado MyPlate.




 Este novo modelo segue as diretrizes alimentares para a população americana, publicadas em 2010. O prato ilustra cinco grupos de alimentos que devem fazer parte de todas as refeições: frutas, verduras, grãos, proteínas e laticínios.

O objetivo desta substituição seria incentivar o consumo de frutas e vegetais nas refeições, além de alertar quanto ao tamanho das porções que devem ser consumidas. No geral, as idéias que este modelo devem passar à população são:
Aproveite o seu alimento, mas coma menos;
Evite grandes porções;
Monte o seu prato com metade de frutas e legumes;
Consuma leite desnatado ou semi-desnatado;
Consuma grãos integrais;
Opte por alimentos com menor teor de sódio;
Beba bastante água e menos bebidas açucaradas.

O problema, na minha opinião, é que, diferente da pirâmide alimentar, essas idéias não ficam explícitas apenas olhando o modelo MyPlate, para se interar do significado, a pessoa deve ler sobre o assunto. Já a pirâmide alimentar é auto-explicativa, olhando para o desenho é possível casptar a idéia a ser passada.

Outro problema é o consumo de derivados do leite junto às refeições, já que o cálcio (presente no leite e derivados) "compete" com o ferro (presente em carnes e grãos) para ser absorvido, o que pode causar deficiência desses nutrientes no nosso organismo.

Eu, pessoalmente, ainda prefiro usar do novo modelo da pirâmide alimentar (clique aqui para ler mais sobre ela).

Para mais informações sobre o MyPlate você pode consultar o site http://www.choosemyplate.gov (em inglês).
Escrito por Laís Simino
Nutricionista - CRN3 32722/p

Nenhum comentário :

Postar um comentário