adsense

"Preciso emagrecer, por onde começar?" Post #1 - O início de tudo!

Depois de receber inúmeras mensagens e e-mails do mesmo tipo, de pessoas super preocupadas com o peso e/ou com complicações de saúde devido à obesidade mas que não sabem por onde começar o processo de emagrecimento, resolvi iniciar uma série de posts aqui no blog com esse tema.

E pra começar a série, hoje vamos fazer uma pequena introdução e uma reflexão sobre o assunto:


Bom, então você decidiu que quer emagrecer. E daí já surgem as primeiras questões:

- Você quer/precisa emagrecer pq está uns quilinhos acima do que você acredita ser o seu peso ideal mas sua saúde está ótima?  OU

- Você quer/precisa emagrecer pq, além de estar acima do peso, existem outras complicações associadas (colesterol e triglicérides altos, hiperglicemia ou diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares....)?

Independente da sua realidade, um primeiro passo é primordial: você precisa da ajuda de profissionais da saúde!
Se você quer emagrecer apenas pela estética, a situação é mais simples, porém, se você sair fazendo as coisas sem orientação de profissionais, você pode acabar complicando sua saúde e entrando para o grupo de pessoas que, além de estarem uns quilinhos acima do peso, têm outras complicações relacionadas.

Então, a primeira dica é a seguinte:

Procure um médico ou nutricionista, faça exames e certifique-se de como anda seu estado de saúde!

Isso é fundamental! Muitas vezes achamos que não temos nada além de gordura localizada, mas precisamos fazer um check up regularmente (a maioria das alterações aparecem silenciosamente, sem que a gente imagine elas podem estar lá).
Se você apresentar outras complicações, será fundamental saber se precisa de medicamentos ou se apenas uma mudança na alimentação será suficiente (e, novamente, para isso você vai precisar consultar seu médico e seu nutricionista).

Já sabe como está sua saúde? Então agora vem o segundo passo, muitíssimo importante:

Comprometa-se!

E agora não importa se seu objetivo é saúde ou estética, você precisa estar comprometido! O processo de emagrecimento muitas vezes não é tão simples como a maioria das pessoas imagina.
No começo existe aquela empolgação, mas essa empolgação pode ir se perdendo à medida em que os resultados não aparecem de forma instantânea. E então, vem mais uma dica:

Tenha consciência de que as coisas não acontecerão da noite para o dia!

Não vai ser super rápido e não vai acontecer de forma milagrosa! Quanto tempo você levou pra ganhar todos os seus quilos extras? Aposto que não foi de uma hora pra outra... E não vai ser também de uma hora pra outra que você vai emagrecer.
Coloque na sua cabeça que para emagrecer com saúde e definitivamente, você vai ter que mudar seus hábitos e se reeducar!

Já sabe como está sua saúde, está comprometido com o processo e tem consciência de que as coisas não vão acontecer da noite para o dia? A parte mais difícil já foi feita!

Fique de olho nos próximos posts, onde virão dicas mais práticas para incorporar no dia-a-dia e ajudar na mudança de hábitos! ;)

43 comentários :

Anônimo disse...

É POR AÍ QUE COMEÇAMOS....

Anônimo disse...

adorei essas digas pois vou seguir todas e não vou desistir estou precisando muito perde peso

Anônimo disse...

Adorei as dicas vou serguir todas! Obrigado.

Vanessa Friede disse...

Eu já passei na minha cardiologista, estou com os exames para serem feitos para poder começar as atividades físicas mais puxadas.Já falei com minha nutri, que já me ajudou para iniciar essa nova fase da vida!!! Vamos lá, pq estou muito feliz, meu marido já perdeu em 20 dias 6 kg, eu em 20 dias 2 kg e 7 cm de barriga!!! :D

Ida Spritzer disse...

pois é, estou no grupo de controle de diabetes/hipertensão. Há uns 4 anos me descobri diabética. Logo, parei c/ refrigerantes, já não comia açúcar desde cedo (não gosto do paladar!), mas troquei toda minha alimentação. No lugar de carboidratos simples, passei a fazer uso de integrais, muitos legumes e verduras. Faço caminhadas diárias de, mais ou menos 30, 40 minutos e vou à academia de 2ª a sábado. Desde então, emagreci 15 Kg (estava c/ 78 Kg, p/ 1.66 m). Minha glicose voltou aos níveis normais, nunca tive problema c/ colesterol e meus triglicerídios... bem, essa é a minha luta, porém, em meus últimos exames (nov/13), eles estavam bem abaixo dos 150. Mas, o q acontece? mesmo com tudo isso, minha glicose passou de 87 p/ 112, fazendo as mesmas coisas. Aumentei em 1 kg de peso, porém, não de gordura e sim de massa magra. No geral é isso. Gostaria de saber, se for possível, pq houve esse "descontrole" da glicose. Obrigada

Anônimo disse...

MEU PROBLEMA É A BARRIGUINHA A DITA CUJA INSSISTE EM ME ACOMPANHAR........

Anônimo disse...

Ótimo vou acompanhar!

Anônimo disse...

MEU PROBLEMA C/ DIETA É O SEGUINTE. DURANTE O PERÍODO PASSO POR DIVERSAS SITUAÇÕES DE ANSIEDADE ENTÃO....... CAIO E, PERCO AÍ UM POUCO DO ESFORÇO ADQUIRIDO.

Anônimo disse...

Adorei,mas tenho certas dificuldades,eu fico com aqule efeito sanfona,tenho síndrome metabólica e tento controlar tudo direitinho,mas não vai,os meus exames de tireóide nunca dá nada,e agora tá caindo os cabelos e engordei muito novamente tô precisando de ajuda e de orientação.Já procurei nutricionista endocrinologista,tudo que pensar e nada vai.Perco peso até um determinado ponto e depois paraAjude-me porfavor.Obrigado.

Anônimo disse...

Tenho 1.55 de altura, peso em torno de 1l6,5, tenho hipotireoidismo, hipertensa, estou tentando emagrecer faz uns 2 meses e meio, mudei a alimentação por conta própria, pesquisando na internet, arroz integral, verduras, frutas e legumes, fiz um mix de cerais que substituo uma refeição, geralmente a primeira. Estou querendo fazer caminhadas mas ando com inflamação nos pés(tipo esporão) e por esse motivo ainda não dá pra fazer, estou me sentindo melhor, perdi quase 4 quilos, mas acho pouco, fico ansiosa, mas sei que o processo é demorado,que tenho de ter paciência e ir em frente. Gostaria de ter ima ajuda de vocês, com receitas, sucos etc.



Anônimo disse...

GOSTEI DA SUA INICIATIVA,ISSO PROVA QUE REALMENTE VOCÊ SE AMA E TODA PESSOA QUE SE AMA TEM UMA CAPACIDADE TREMENDA DE PASSAR AMOR A OUTRAS PESSOAS,TAMBÉM TENHO HIPOTIREOIDISMO E JÁ ATÉ FIZ UMA TROIDECTOMIA TOTAL,ESTOU SEMPRE LUTANDO COM A BALANÇA E SOMENTE CONSIGO EMAGRECER COM AJUDA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SE VC QUIZER ALGUMAS DICAS PODE ME AD NO FACE ASS.WILMA GAL

Anônimo disse...

tem um mês q comecei minha dieta,nos primeiros 15 dias perdí 4 kg,nos outros 15 dias ñ conseguí perder nem 100g,e ñ saí da,dieta ñ sei porq,mas ñ vou desistir,tomo suco verde toda manhã

Anônimo disse...

sou do grupo gordinha saudavel.

Anônimo disse...

Lí a matéria é ótima, para quem precisa perder peso é preciso fazer uma reeducação alimentar pois sem a mesma fica impossível emagracer. Eu fiz e perdir 14 kilos fazendo também exercícios físicos diários..

Anônimo disse...

estou muito interessada, continuarei acompanhando a matéria, obg.

Anônimo disse...

Gostei de ler isto! Estou atenta às próximas postagens. Pois aí é que está o meu problema: Mudança de hábitos!!!!!!!!!!!!!!

Ana Rosário disse...

Tenho muita dificuldade em manter uma alimentação saudável, por isso vou ficar atenta às suas indicações, sugestões.........Não consigo manter o foco, mudar hábitos nocivos.

Unknown disse...

Pois é eu fiz caminhada e acabei com as veias da perna infeccionadas devido ao peso....cuidado e só com recomendações médicas pessoal.....

Claudia Benso Luz disse...

Parabéns pelo post.
Descrevestes perfeitamente.
Compartilhei na minha fanpage com os meus pacientes.
Nós profissionais temos que nos unir e compartilhar estes conhecimentos. E assim, buscar a saúde dos nossos pacientes.
Parabéns novamente.

Anônimo disse...

Quando trabalha, eu comia muita besteira, refri, salgadinhos fritos bolos e etc..., quando sai da empresa estava com 88 kilos, então resolvi mudar alguns habitos como não comer nada que fosse frito, diminui a quantidade do prato, nada de refri, comecei a tomar o suco verde com limão galego, couve e pepino, bato tudo no liqui, passo numa peneira e tomo, assim como faço vitamina de banana, maça, linhaça e leite de soja, com esses cuidados eu perdi em 4 meses 8 kilos, se eu tivesse feito algum exercicio acho que tinha perdido mais, mais agora vou tentar melhorar, procurar uma academia, e com as dicas que vcs postam sei que vou emagrecer mais, o meu maior problema e meu metabolismo que é super lento e meu intestino não e nenhum reloginho isso é que me impede de emagrecer... adoro as materias continuem ajudando quem precisa, e eu preciso muito mesmo....

Aninha disse...

Comecei uma caminhada de 1 hora a uma semana,tenho 38 anos, 167m e peso 80 kg,o que mas posso fazer,gosto muito de andar!!

Anônimo disse...

Já comecei diversas vezes e não dou continuidade, o hipotireoidismo esta controlado, as taxas tambem, mas a dificuldade de emagrecer e enorme. Vou acompanhar suas dicas.

Anônimo disse...

Eu ja passei por clinico geral e bm por nutricionista, estou conseguindo devagar.

Unknown disse...

ADOREI ESTA DICA ! QRO CONTINUAR RECEBENDO DICAS ...OBRIGADA!

Unknown disse...

Adorei esses esclarecimentos, vou contar com minha força de vontade, para perder alguns quilos.Obrigada

Thais Emanuelli disse...

Excelente seus posts, tambem compartilho com meus pacientes.

Anônimo disse...

Tenho problemas de ansiedade quanto mais ansiosa mais engordo..

Unknown disse...

Quero perder + ou - 5 kgs. Acho que não vai ser dificil...

Anônimo disse...

Porque não vão ao psicólogo, ansiedade também dificulta o emagrecimento.

Anônimo disse...

eu já perdi em 15 dias 3 kilos perco um kilo por semana me falta voltar á praticar esportes troquei os alimentos por desnatado e integral estou me sentindo bem !!!!

cleni paraboni disse...

Gostaria de engordar pois sou muito magra.

nadir disse...

Gostei das dicas e quero mais !

Unknown disse...

Ótimo vou acompanhar!

Anônimo disse...

Gostaria de fazer dieta, como começa

Mylle disse...

Ai, preciso emagrecer uns quilinhos por estetica e meu colesterol esta um pouco acima do indicado. Uhuuu ai vou eu!!!

Anônimo disse...

Eu não sou diferente de muitos....começo bem: a impolgação a mil, até faço tudo direitinho, mas quando ainda não vejo nenhum resultado ou seja nenhum kg eliminado, fico tensa e propícia a desesetímulos, totalmente embriagada pela inércia por não ver tão rápido os resultados. Como posso trabalhar esse lado psicológico na minha vida? Faço caminhada de uma hora e meia à duas horas e balanceio as refeições, preciso de apoio.

Anônimo disse...

amei essas diga vou por em pratica

Anônimo disse...

Muito bom, adorei.

Anônimo disse...

amei as dicas vou por em prética.

Anônimo disse...

Adorei, obrigada pelas dicas.

Anônimo disse...

Amei as dicas

Vania Schwaizer disse...

Obrigada pelas dicas, vou começar por ai...

Anônimo disse...

Minha amada.
O maior bem que temos em nós é partilhar.Seu desprendimento a colaborar com pessoas obesas é realmente grande demonstração de amor, de que não é egoista.
A obesidade é hoje um problema de ordem social para o poder público e de sofrimento para os obesos.
Há muito tento emagrecer e não consigo.Tenho insônia crônica e isso contribui para meu aumento de peso.
Deus te mantenha firme no espírito de partilha e te abençoe.

Postar um comentário