adsense

"Preciso emagrecer, por onde começar?" Post #2 - Comer para emagrecer

Dando continuidade à série de posts "Preciso emagrecer, por onde começar?".
Se você não leu o 1º post, CLIQUE AQUI E LEIA ANTES DE CONTINUAR.
Se você já leu o post anterior, já sabe como anda sua saúde, está comprometido com o processo e está ciente de que não existem milagres quando o assunto é emagrecimento... podemos prosseguir. E já aviso que este post será grande:


Toda vez que surge a pergunta "O quê fazer para perder peso?" parece que todo mundo já têm uma resposta ensaiadinha na ponta da língua: "É só fechar a boca!".

Ah, é? Se fosse "só fechar a boca" ia ser muito simples, os Nutricionistas não precisariam nem existir.
Então já vou começar dizendo que, se vc é uma dessas pessoas que acha que para emagrecer vc deve fechar a boca, restringir muito a alimentação ou passar longos períodos sem se alimentar, VOCÊ ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO.

Você já vai entender pq essa afirmação está completamente errada, e vai entender pq os Nutricionista insistem em dizer pra todo mundo que é essencial se alimentar de 3 em 3 horas.

Tudo vai girar em torno do nosso famoso metabolismo, tão comentando mas tão pouco compreendido pela grande maioria das pessoas. Vamos por partes:

- O que é esse tal de metabolismo?

Metabolismo nada mais é do que um conjunto de transformações e reações que as substâncias químicas (os nutrientes, no caso) sofrem dentro do nosso organismo.
Nós ingerimos os alimentos e esses alimentos, ao serem digeridos, vão sofrer diversas reações para que os componentes deles possam exercer suas funções.
Até aí, muito simples, né?

Todo mundo sabe, também, que nós nos alimentamos pq todos os nossos órgãos necessitam de energia para funcionar e desempenhar bem seus respectivos papéis, e é dos alimentos que eles tiram essa energia.

- Quantidade de nutrientes x Metabolismo


Todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) são vitais e essenciais para que tudo funcione bem, mas existem quantidades específicas de cada um deles que necessitamos diariamente. Quando essa quantidade é maior do que o necessário, todo mundo já sabe o que acontece né? Toda essa energia extra vai ser estocada... E como a energia é estocada? Em forma de GORDURA! Independente de qual for o nutriente que você ingeriu em excesso, o estoque sempre vai ser em forma de gordura.

Isso também não é novidade pra ninguém, né? Ingeriu mais energia (na forma de calorias) do que o seu corpo gasta? Vai ganhar peso!

E aí você poderia pensar o seguinte: "Bom, se eu ingerir mais do que meu corpo precisa, vai ser depositado em forma de gordura e eu vou engordar. Então, é só ingerir menos do que o meu corpo precisa que ele vai usar o estoque de gordura e eu vou emagrecer!" Certo? ERRADÍSSIMO!

- O famoso "metabolismo lento"

Acontece que nosso organismo é muito inteligente e utiliza de muitos truques para se defender, e um desses truques funciona assim:
Você decide que quer emagrecer, e aí resolve fazer essas dietas que encontra na internet , ou que vc leu nessas revistas sem nenhum respaldo científico, ou então resolve simplesmente diminuir pela metade as calorias do seu dia-a-dia.
No começo pode até parecer que vai dar um bom resultado... mas acredite em mim (ou melhor, acredite na inteligência do seu corpo): não vai dar certo!

E não vai dar certo pq seu corpo vai perceber que você restringiu muito a quantidade de nutrientes e de energia que vc costumava oferecer à ele, e sabe o que ele vai fazer? Vai começar a economizar energia. Você vai se sentir cansado, indisposto e ainda por cima não vai recrutar os seus estoques de gordura. Seu corpo começa a usar a sua massa magra (seus músculos) para tirar a energia que ele necessita, já que vc não está oferecendo em forma de alimentos.

E aí, vc pode até "emagrecer", mas vc não estará perdendo gordura, e sim diminuindo os seus músculos. Como se já não fosse ruim o bastante, quanto menos músculos vc tem no seu corpo, menos calorias vc vai gastar diariamente (já que quanto mais massa muscular vc tem, mais calorias vc gasta para manter aqueles músuculos no lugar). É um ciclo vicioso, tudo conspirando para você ganhar mais e mais peso.

E eu imagino que quando alguém pensa em "emagrecer", esse alguém esteja querendo queimar as gordurinhas em excesso, e não "definhar" a massa muscular e ficar todo flácido. Tô errada?

- Finalmente, comer para emagrecer


Então é por isso, senhoras e senhores, que os Nutricionistas sempre recomendam que você se alimente de 3 em 3 horas e pedem peloamordedeus para que vocês não façam essas dietas loucas e restritivas.

É claro que isso não quer dizer que você deve se empaturrar de comida o dia inteiro. Mas ter lanchinhos saudáveis para comer entra as principais refeições é uma ótima idéia (falaremos mais sobre isso nos próximos posts)! ;)

Dúvidas?
Deixem nos comentários!

E aguardem os próximos posts dessa série!

44 comentários :

Anônimo disse...

interessante, e faz sentido.....

Unknown disse...

alem das refeições o que comer nos horàrios de lanches?Geralmente eu como frutas...Isso esta correto?

Unknown disse...

Acompanho vários Blogs desse segmento.. e a maioria quando postam pratos, não contém feijão, arroz, macarrão. Não se deve comer nenhum? :/

Anônimo disse...

otimo saber disso queria sa ber porque ñ consigo perder gordura abdominal ?

Unknown disse...

Adoro seu jeito claro e simples de esclarecer as coisas, fiz técnico em nutrição, entendo bem pouco mas posso afirmas que vc é bem prática nas suas explicações, parabéns e eu estou adorando seus posts, vou continuar lendo todos.

Anônimo disse...

acredito que essa é a forma mais correta de perder peso

Anônimo disse...

É isso aí. Uma nutricionista me passou um cardápio onde comer de 3 em 3 horas é fundamental. Foi ótimo, porém tenho dúvidas na hora de substituir os alimentos (saber o que posso substituir pelo almoço, o dia que não tiver afim de arroz etc, e outros lanches). Vale a pena. Parabéns pela postagem!

Ana Rosário disse...

Estou adorando! É bom ficar ciente dessas coisas para que possamos entender o processo. Você é prática nas explicações, esclarece com clareza e faz uma "novelinha" sempre deixando a gente esperando entusiasmada o próximo capítulo. Perfeito!

Anônimo disse...

Estou comendo menos mas de três em três horas, e já perdi medida, é verdade, cortei refrigerante e doces.

Anônimo disse...

Estou adorando os posts.
Aguardando anciosamente pelo próximo.
Obrigada pelas dicas

Anônimo disse...

Adorei os posts :D quero fazer nutrição e é muito bom aprender novidades *-*

Unknown disse...

tudo certo, porem vale tambem para quem ta na menopausa?

Anônimo disse...

Muitíssimo bom a matéria vcs estão d parabens

Anônimo disse...

Adorei a matéria ! Aguardo ansiosa o outro post.

Unknown disse...

Eu já fiz reeducação alimentar e realmente funcionou, perdi peso!! Só que isso quando estava em casa de licença, quando voltei a trabalhar engordei de novo, e não consigo me reeducar de novo como era quando estava em casa, quero muito emagrecer e voltar como era antes, sei que falta um pouco de esforço de minha parte, mas tenho FÉ que vou conseguir novamente e seguindo seus post vou melhorar minha alimentação. Estou adorando

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

estou adorando todas as dicas, tudo serve para ajudar, eu espero que as próxima sirva como cardápios e método de exercícios eficientes, aguardo anciosicima.....

Unknown disse...

Oi bom dia.
Queria tira uma duvida estive gravida e perdi logo apos o parto todo o peso ganhado, mais logo que voltei a trabalhar sinto uma vontade enorme de comer mais é estou engordando. Como posso fazer pra controla essa saciedade fora do comum para manter o peso. (ainda estou amamentando a minha moça tem 7 meses).

Family things!!! disse...

Vou seguir as dicas!!! Quero muito saber quais os alimentos que contribuem com o aumento da massa, juntamente com a musculação...rsrs OBRIGADINHA

Unknown disse...

Laís, existe um montante mínimo de alimento para ser ingerido a cada duas ou três horas para que o metabolismo não diminua o ritmo?

Anônimo disse...

O que fazer para acelerar o metabolismo? Preciso perder bastante peso e não sei o que fazer, não tenho tempo pra fazer exercícios, pelo menos não sem abrir mão do sono, adoraria uma maneira de resolver isso! Acho que o desânimo pode ser causado pelas comidas industrializadas de hoje (me corrija se estiver errado!) e gostaria de saber o que fazer pra melhorar isso antes de começar a fazer algum exercício, já que pra fazer eles é necessário muita animação! Outra dúvida, toda pessoa que quer emagrecer tem que fazer musculação? tenho tendinite e fico cansada muito rápido, gostaria de fazer aulas de dança ou localizada, mas quero evitar musculação, posso fazer isso?
Sei que é um bombardeio de dúvidas, mas ficaria muito feliz se você respondesse :D
Beijos :*

Unknown disse...

nossa vcs vao mi ajudar muito ,estou precisando mesmo de dicas para mi ajudar no meu emagrecimento

Sarah Vasconcellos disse...

Hoje mesmo comentei que já consegui emagrecer um pouquinho comendo mais vezes. Estou me reeducando e feito mudanças em minha vida que quero levar para a vida toda!
Saúde é o que interessa!! Já dizia o cara da escolinha...Rsrsrs

Anônimo disse...

Pois é, mas se reduzir a quantidade de alimentos que consome, com uma dose razoável de actividade física (basta 30/40mn 3xsemn), aí a massa muscular mantém-se e a gordura é certo que diminui certo? penso que faltou mencionar isto no artigo.

Nathália Prado disse...

Adoreiii!

Anônimo disse...

Ola boa tarde estou morando em outra cidade e não adaptei com o arros e feijão como é em sao paulo a pergunta é:comendo apenas a mistura (proteina) não frita com salada pequena porção geralmente tomate consigo eliminar medidas (peso)?.

Anônimo disse...

Alguém consegue me explicar por que cargas d'água o corpo armazena gordura e, quando precisa, deixa lá quietinha e vai canibalizar os músculos?!
Acho que o corpo emburreceu nos tempos atuais, pois se esqueceu que a gordura armazenada serve justamente para os momentos de privação. Como soube utilizar por todos os milhares de anos durante os quais a humanidade era nômade e comia só quando encontrava alimento.

Anônimo disse...

ja tomei tanta fomula p perde peso sera q consigo perde peso so me alimentando corretamente

Anônimo disse...

Tenho dúvidas com relação ao jantar. Nunca tive o hábito de jantar e sim de lanchar à noite. Queria opções nutritivas que não me fizessem sentir fome de 10 em 10 minutos. Esses dias tentei o suco de frutas, legumes e hortaliças sem coar e sem açúcar, mas soube que a preferência de consumo é pela manhã, está certo isso?

Anônimo disse...

Eu adorei tudo que. Foi falando preciso emagrecer. 12 quilos o que faço

Marii disse...

Meu nome e Mariana tenho 27 anos, tenho muita mais muita dificuldade em emagrecer, pq fico no efeito sanfona, tem um metabolismo acelerado, perco muito peso rapido, tanto é que em dois meses na academia perdi 12 kg e 11 cm de cintura, porém não consigo manter, tenho altos e baixos, na mesma rapidez que emagreço engordo rapido. Sou muito ansiosa e como muito doce. Já fui em nutricionista, não consigo seguir minhas dietas, é não e por falta de determinação. Acho que já é psicológico srsrs só pode.. Como devo proceder??

Unknown disse...

Gostaria que colocasse como devo comer em 3 em 3 horas e o que comer ?

Unknown disse...

com esse calor quase nao da fome...entao pode-se substituir por frutas e saladas???

Unknown disse...

oi gostaria de saber se é saudável e pouco calórico e se isso vai me ajuda a emagrecer , eu como muita soja texturizada e adicionei a farinha de linhaça ao meu café da manha e na minha vitamina quando vou almoçar como só soja com alguns legumes tipo acelga e vargem misturada na soja , anoite nao como arroz nem feijao e evito ao maximo todo tipo de massas pois tenho intestino muito preso e muito preguiçoso , tomo muito chás de todo tipo , e ai isso tudo vai me ajudar a emagrecer ????? pois faço isso tudo e nao consigo emagrecer

Mônica F. Monteiro disse...

Sou nova aqui, e estou adorando seu trabalho.
Vou continuar acompanhando. Obrigado!

Anônimo disse...

Eu vou seguir a risca todas essas dicas.pois eu quero está mais magra no batizado do meu filho

Anônimo disse...

amamento um bebe 8 mes ele ja come comida que dieta devo fazer com quantas calorias

Unknown disse...

JA,fiz todos os tipos de dieta,por ultimo agora fui na nutricionista.mas desamimei pq nao pudia mudar o cardapio dos alimentos,tinha q seguir todos os dias a mesma coisa.a mesma qtdade do alface,tomate e etc.cansei.nenhum suquinho,nem salada de frutas,nada alem do permitido.assim ninguem aguenta ne.bjus e obrigada.

Unknown disse...

Gostaria de saber tbm se eu poderia incluir chia,farinha de maracuja,e no lanche da tarde,substituir o lanche pelo o suco detox.obrigada bjus

Unknown disse...

adorei! eu estava fazendo a dieta totalmente errada,agora vou seguir as orientações de vcs

Anônimo disse...

Boa noite,minha amiga,gostaria de saber o que necessito para emagrecer,como consigo pedir informações para vc,pois sou obeso e tenho gula exagerada,tenho alguns problemas de saúde,devido ser obeso,preciso de uma luz,muito obrigado pela atenção!!!

Unknown disse...

qdo ja se fez muito essas dietas malucas, ja se perdeu muita massa muscular e ja tem seus 26 aninhos tem como recuperar esta massa magra???

Resuminhos escolares disse...

o que devemos ingerir mais para emagrecer?

Resuminhos escolares disse...

o que devemos ingerir mais para emagrecer?

Postar um comentário