adsense

Os 5 maiores erros que podem prejudicar a perda de peso

Muitas pessoas têm força de vontade e determinação, mas por influência de informações mal elaboradas ou por desconhecimento de alguns fatos, acabam cometendo alguns erros que podem prejudicar muito o processo de emagrecimento.
Separei 5 erros que vejo acontecer com muita frequência. Veja se você está cometendo algum deles:



1 - Pular refeições
Não tomar café da manhã, pular os lanches intermediários, não realizar o jantar.... Pode até parecer que essas seriam estratégias boas para perder peso, afinal, você estaria ingerindo menos calorias e, portanto, isso ajudaria na perda de peso, certo? ERRADO.
Ficar longos períodos em jejum deixa o seu metabolismo mais lento, o que dá uma ordem ao organismo para economizar os estoques de gordura do corpo. Além disso, se você pula refeições, fica com muita fome e acaba comendo mais do que deveria na próxima refeição.
Se quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, tem um post AQUI no blog que fala exatamente sobre isso: COMER PARA EMAGRECER.

2 - Dietas da revista, dos famosos, da amiga...
Aquelas chamadas de revistas podem parecer tentadoras: "Como perder 5 kilos em uma semana", "Perdi 10 centímetros da barriga comendo chocolate", "A dieta da princesa que promete uma barriga sequinha em 15 dias", etc etc etc. Se essas "fórmulas" funcionassem, não ia existir ninguém insatisfeito com o peso no mundo.
Talvez, se você seguir esses cardápios malucos, até pode perder algum peso. Mas com certeza a maior parte dele NÃO SERÁ GORDURA.
Dietas muitos restritivas causam depleção de massa magra, você estará perdendo músculos e não gordura. Além do mais, essas dietas cansam e enjoam, ninguém consegue viver assim por muito tempo (e nem deveria, já que não trazem nenhum benefício para saúde). Aí você perde alguns quilinhos, fica flácido porque perdeu músculo e não gordura e, depois de um tempo volta à sua rotina normal e engorda o dobro.
O que fazer, então? Procurar um Nutricionista e fazer uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, baseada no seu corpo, no seu estilo de vida, nos seus hábitos e na sua condição de saúde.

3 - Sono ruim
Nos últimos anos, muitos estudos têm demonstrado como um hábito de sono ruim pode interferir na perda de peso (ou ajudar no estoque de gordura no corpo).
Noites mal dormidas, normalmente, fazem com que as pessoas fiquem mais estressadas ao longo do dia e, existe um hormônio liberado em estados de stress que manda sinais para que o corpo acumule gordura.
Além disso, ficamos mais cansados, com menos disposição para praticar atividades físicas (que são grandes aliadas para a perda de peso).
Por outro lado, hormônios liberados durante o sono têm o efeito contrário: além de repor as energias, estudos sugerem que, quem dorme bem, tem melhor capacidade para queimar gorduras durante as atividades físicas.

4 - Alimentos zero/diet/light
Esse é um erro muito comum e a indústria de alimentos é a maior culpada. É comum uma pessoa que está tentando emagrecer escolher os alimentos zero/light ou diet das prateleiras, afinal esses produtos são sempre mais saudáveis, né? NÃO, nem sempre.
O fato de um alimento ser zero, light ou diet, não faz dele um alimento saudável. Você deve ficar sempre atento aos rótulos dos alimentos, e comparar não só as calorias, mas a quantidade de gorduras, sódio e nutrientes deles.
AQUI no blog tem um post ensinando a melhor forma de fazer trocas saudáveis: observar e comparar os rótulos dos alimentos.

5 - Finais de semana
Por fim, tem gente que tem uma alimentação super equilibrada durante a semana, pratica atividades físicas... Mas aí, de sexta a domingo, come porcarias o dia todo e "esquece" de se exercitar.
Gente, só um aviso: nossas gordurinhas NÃO SABEM que é final de semana e não vão dar trégua por isso, ok? rs
Não estou dizendo que quem precisa emagrecer não pode nunca, de forma alguma, comer alguma coisa um pouco mais calórica e gordurosa ou tirar um dia de descanso da atividade física, muito pelo contrário.
Porém, não adianta nada se esforçar durante 4 ou 5 dias e colocar tudo à perder em outros 2 ou 3 dias. Isso não trará resultados e apenas te deixará mais frustrado.
Então a dica é: se alimente bem todos os dias, pratique atividade física regularmente e, dessa forma, vc poderá, vez ou outra, comer uma pizza, um lanche, ou qualquer outro alimentos que não é saudável mas que todo mundo gosta.

;)

29 comentários :

Gege Faveri disse...

Amei as dicas..principalmente sobre regimes de revistas ( que tem inundado as revistas e redes sociais ultimamente).

Unknown disse...

emagrecer com saúde,procurar sempre alimentos saldáveis

Anônimo disse...

Amei obrigada..

Anônimo disse...

Adorei o comentario

Anônimo disse...

Adorei o comentario

Anônimo disse...

MUITO BOA DICA, ADOREI,,,

Anônimo disse...

Adorei as dicass,tava precisando mesmo,estarei aguardando outras dicas bakanas como essa

Anônimo disse...

cada corpo e metabolismo é único,por isso o que mais gostei foi sobre dieta dos outros...nunca dá certo1

Unknown disse...

amei agora sim vamos que vamos e correr pro abraço feliz da vida <3 <3 <3

Anônimo disse...

esse do 5 eh o mais cagado que eu faço,por isso que eu me mato de se exercitar todo dia e até no fds kkkkkkkk

Alex Sandro Theves disse...

Perdi 5,3 kg em 25 dias. Nãi fiz nenhuma dieta de isso ou daquilo, apenas aprendi a me alimentar.

Unknown disse...

gostei faco academia todo dia

Anônimo disse...

adorei as dicas vou coloca-las em pratica.

Anônimo disse...

Adorei a matéria! Preciso ser mais dedicada aos meus horários na academia.

Anônimo disse...

Gostei muito das dicas!

Anônimo disse...

Gosteiiiii das dicas.Igualzinho as do meu médico endócrino. Valeu!!!!

Anônimo disse...

gostei das dicas mamos a ver se consigo fazer

Anônimo disse...

excelentes lembretes que valem a pena

Victor Moraes disse...

Dicas muito válidas.

Anônimo disse...

Nossa interessante epecial
a dica do fim de smana

Anônimo disse...

Sou portuguesa e nutricionista e concordo 200% com essas dicas! E ainda acrescento esta: se um método de emagrecimento parece bom demais para ser verdade, é porque provavelmente é (bom demais para ser verdade, ou seja, é mentira!)

Anônimo disse...

Uma pessoa diabética pode usar a beterraba diariamente?

Anônimo disse...

gostei vou colocar em pratica .....<3

Unknown disse...

o que vocês acham dos produtos da Herbalife sheik, chá e outros é recomendado?

Unknown disse...

Amei a dica

Unknown disse...

Amei a dica

Anônimo disse...

estava prescisando saber disso vivo fazendo isso e acabo boicoitado minha dieta

Atelie Aroma e Arte disse...

Perfeita matéria !!

Anônimo disse...

muito bom agora vou ter cuidado

Postar um comentário