adsense

Tudo sobre as fritadeiras sem óleo (airfryer)

As fritadeiras sem óleo, também conhecidas como Airfryers, estão sendo muito procuradas atualmente e muita gente têm se perguntado se elas realmente funcionam, se o sabor fica igual a de alimentos fritos em óleo e também sobre a segurança em se utilizar esse tipo de equipamento. Então vamos falar um pouquinho sobre elas! (E fiquem ligados que no final do post tem link com desconto pra quem quiser comprar uma Fritadeira sem Óleo).



  • Como funcionam?
Bom, as "fritadeiras sem óleo" funcionam, basicamente, da seguinte forma: elas possuem uma resistência interna que faz com que a temperatura seja super alta, como a de um forno. Além da resistência, possuem um a"hélice" que faz com que o ar quente circule de forma super rápida, se chocando com o alimento e dando a ele um aspecto semelhante ao de alimentos fritos no óleo.


  • O sabor do alimento feito na Fritadeira sem Óleo é igual ao do alimento frito no óleo?
Isso vai depender muito! A maioria dos alimentos não vai ficar idêntico àqueles preparados mergulhados no óleo, já que, obviamente, terão menos gordura. Aqueles alimentos que são comprados pré-prontos, como as batatas prontas pra fritar, por exemplo, vão ficar com o sabor muito parecido, já que esses alimentos já passam por um processo de fritura antes de serem embalados, ou seja, já têm neles uma grande quantidade de gordura.

Porém, se você optou por comprar um produto que tem como propaganda principal deixar as suas preparações mais saudáveis, já que não usa óleo, eu imagino que você deve estar disposto a fazer algumas mudanças nos seus hábitos alimentares (assim espero!rs) e então, imagino também que você vai optar por usar a fritadeira sem óleo para preparar alimentos de melhor qualidade nutricional. No caso das batatas, por exemplo, você pode (e deve) prepará-las em casa. Nesse caso, o sabor não vai ficar idêntico ao das batatas de fast-food, o que, na minha opinião, é ótimo, já que você vai sentir realmente o sabor da batata e não o "sabor" da gordura.


  • Os alimentos preparados na Fritadeira sem Óleo fazem mal à saúde?
Essa é uma questão muito frequente entre as pessoas que querem investir em uma Airfryer e é também um assunto um pouco polêmico, mas vou dar a minha opinião baseada em estudos científicos.
Tem sido vinculado em alguns meios de comunicação que os alimentos preparados nesse equipamento poderiam causar câncer, devido a formação de uma componente químico chamado acrilamida.
A acrilamida é formada naturalmente em muitos tipos de alimentos quando são aquecidos (carnes, cereais, café, chocolates, pães e muitos outros). Quanto maior a temperatura e maior o tempo em que o alimento é exposto a altas temperaturas (maiores que 120º), maior a quantidade de acrilamida formada e, em grandes quantidades, pode sim fazer mal e, inclusive, alguns estudos com animais experimentais têm demonstrado que podem ser potencialmente cancerígenas.
Porém, a acrilamida não é formada só em alimentos preparados na Airfryer. Se um alimento for aquecido por bastante tempo, a temperaturas maiores que 120º no forno convencional, no forno elétrico, no fogão ou fritando no óleo, haverá também formação de acrilamida. Então, na minha opinião, é muito mais favorável que você utilize uma fritadeira sem óleo pra preparar um alimento do que use a imersão em óleo, já que em todos os casos poderá ocorrer a formação desse composto, porém no óleo você ainda terá uma quantidade muito maior de calorias e de gordura, o que pode trazer muitos outros problemas pra saúde.

Dica: Alguns estudos mostram que a maior concentração de acrilamida acontece quando o alimento fica muito "escurecido" ou "queimado". Então evite deixar que passem do ponto!

No geral, eu acho que as Fritadeiras sem Óleo são uma boa opção pras pessoas que gostam e fazem muita fritura em casa.
Pesquise bem antes de comprar, existem diversas marcas e todos os tipo de preço. Além disso, fique atento ao manual do produto e pesquise receitas e modos de preparo na internet. Muitas vezes as preparações não ficam perfeitas na primeira vez que testamos, já que é um método diferente que pode requerer algumas adaptações. Mas insista, uma hora dá certo!


Principais Referências:
www.anvisa.gov.br
Pedreschi et al., Current issues in dietary acrylamide: formation, mitigation and risk assessment. J Sci Food Agric 2014.
www.acrylamidefacts.org

12 comentários :

Unknown disse...

Obrigada por esclarecer-me sobre a acrilamida.

Unknown disse...

Obrigada por esclarecer-me sobre a acrilamida.

Unknown disse...

Olá. Gostaria de saber se antes de usar a fritadeira pela primeira vez, precisa ser feito algum procedimento de limpeza específico?

Paper Man disse...

Cadê o link com desconto?

Unknown disse...

Grata, foi ótima a explicação

Unknown disse...

Grata, foi ótima a explicação

Danilo Zaneti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

eu tenho uma fritadeira e e otima ...a batata fica maravilhhosa o file de frnaho tbm anburguer eu amo.....

Unknown disse...

E a questão do teflom? Porque não fazem com cesto de inox ? Este foi meu impecilho de não comprar... nao uso nada com teflom está porcaria sim causa câncer aí só vêem a questão da acrilamina?

Irenilda Lopes disse...

Eu tenho, mas quase não uso, pois não gostei do gosto dos alimentos. Prefiro usar o forno elétrico!

Unknown disse...

o cesto da air fryer é de teflon?

Alarico disse...

Quiero agradecer al Dr. Pedro, un oficial de préstamos que me ayudó con un préstamo para expandir mi negocio de ropa a una tasa de interés del 2%. El Dr. Pedro está trabajando con una compañía de préstamos que otorga préstamos internacionales a empresas e individuos. Cualquiera puede contactarlo en su correo electrónico: pedroloanss@gmail.com

Postar um comentário