adsense

Criança obesa de 3 anos de idade diagnosticada com Diabetes tipo 2: onde vamos parar?

(Senta que esse post está longooo...)

Eu vivo esperando o dia em que as pessoas vão se dar conta de que a obesidade é SIM uma doença e que deve ser tratada com seriedade.

Sempre fui a maior defensora de que as pessoas devem se amar e se sentir bem com o próprio corpo independentemente da altura, do peso e da porcentagem de gordura que tenha. Ninguém deve se privar de fazer o que tem vontade, como usar um biquíni, por exemplo, só pelo fato de estar acima do peso, não ter o corpo sarado como as musas fitness e não se encaixar nesse "padrão" de beleza que tentam à todo custo nos vender. 

Mas, por outro lado, da mesma forma como têm muita gente discriminando os obesos pelo simples fato de não se encaixarem no tal "padrão" (os famosos gordofóbicos), tenho visto cada dia mais pessoas defendendo a obesidade e quase incentivando as pessoas obesas a não se cuidarem. Gente, peloamordedeus, a obesidade É UMA DOENÇA. Muita gente fala que existem obesos saudáveis e eu concordo em partes: primeiro, por definição, a obesidade, por si só, é considerada uma doença. Então, se é doença, não dá pra falar que a pessoa é completamente saudável, né? Isso, de forma bem simples, porque o excesso de gordura corporal prejudica algumas sinalizações importantes que acontecem no nosso organismo, levando ao que costumamos chamar de inflamação de baixo grau. Uma pessoa "inflamada" não pode também ser considerada 100% saudável, concordam?

Mas eu entendo que o que querem dizer ao falar que existe muito obeso saudável (assim como existe muito magro doente, obviamente) é que a pessoa pode ter um grande excesso de peso e não ter nenhuma complicação. Muitas vezes os exames bioquímicos podem estar ótimos: colesterol, triglicérides, glicemia...tudo ok! E isso é ótimo e, de fato, é bem comum encontrar pessoas assim. Mas o que a gente não pode esquecer é que está mais do que comprovado que o fato de um indivíduo apresentar excesso de gordura corporal vai predispor a INÚMERAS doenças, aumentando MUITO a chance dessa pessoa de desenvolver diabetes tipo 2, hipertensão arterial, deposição de gordura no fígado, complicações hormonais, vários tipos de câncer e uma lista infinita de outras doenças. Isso quer dizer que todo obeso vai ter complicações? Não! Mas isso quer dizer que, se a pessoa que hoje é obesa for buscar ajuda para identificar as causas da obesidade e se tratar, ela vai diminuir muitoooo as chances de desenvolver todas essas doenças que citei acima. Deu pra entender o motivo de tanta preocupação?

Esclarecida essa questão, vamos agora entrar pro assunto que motivou esse post: esses dias li a notícia de que uma criança de apenas 3 anos de idade foi diagnosticada com diabetes tipo 2. Diferente da diabetes do tipo 1, que é uma doença normalmente manifestada na infância onde o pâncreas não é capaz de produzir quantidades suficientes de insulina (o hormônio que metaboliza os açúcares), a diabetes do tipo 2 normalmente é desenvolvida na vida adulta e o indivíduo tem a produção normal de insulina, mas não consegue utilizar essa insulina de forma eficiente. Esse tipo de diabetes está, na grande maioria dos casos, associado com a obesidade. E foi a primeira vez que uma criança tão nova foi diagnosticada com essa doença, e adivinhem qual foi o motivo que a levou a isso? Sim, a obesidade. Obesidade essa, causada pelos PÉSSIMOS HÁBITOS ALIMENTARES. 
E essa criança tem culpa de se alimentar tão mal? Claro que não.... uma criança de 3 anos não compra e nem prepara os próprios alimentos. E é por esse e muitos outros motivos que as pessoas têm que se conscientizar de que é normal e até saudável comer besteiras de vez em quando, mas a alimentação do dia-a-dia deve ser balanceada, garantindo que todos os nutrientes importantes sejam ingeridos e que garantindo também que as "besteiras" sejam consumidas como uma exceção e não diariamente.

Quem me conhece sabe que eu sou totalmente contra o radicalismo e esse terrorismo nutricional que muita gente anda fazendo por aí, mas tratar a alimentação de forma irresponsável, principalmente com uma criança que não tem idade pra fazer suas próprias escolhas (e nem vai saber fazer escolhas inteligentes com péssimos exemplos dentro da própria casa), é uma atitude deprimente. 

Fazendo uma analogia, eu vejo da mesma forma os fumantes: todos os adultos que fumam sabem o mau que o cigarro faz. E tudo bem que o cigarro vicia, mas a comida também, sabiam? A gordura usada principalmente nos alimentos industrializados tem o poder de causar uma dependência. Mas dá pra procurar ajuda pra se livrar do vícios do cigarro e também da comida. Mas você iria concordar se os pais estimulassem uma criança de 3 anos a fumar? Tenho certeza que não. Então não vamos achar normal que os pais não se preocupem com a alimentação dos filhos e que não se atentem ao fato de estarem se tornando obesos.

Adoro aquele velho ditado: "prevenir é o melhor remédio!"


Facebook: nutrilais
Instagram: @nutricionistalais

Nenhum comentário :

Postar um comentário