adsense

Por que comer mais devagar pode te ajudar a emagrecer

Provavelmente você já ouviu Nutricionistas, Médicos ou pessoas no geral aconselhando outras a comer devagar, né?
Isso é importante não só pra que a gente mastigue bem os alimentos e facilite a digestão no resto do trato digestório, mas pode também ajudar àquelas pessoas que costumam comer um volume maior do que necessitam ou aquelas que precisam perder uns quilinhos.

Lema da tartaruga: "Devagar e sempre!"

Um estudo recente, publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics mostrou que pessoas que se alimentam mais devagar tendem a consumir menos calorias durante uma refeição do que aquelas pessoas que comem depressa. Além disso, sabemos que quanto mais rápido comemos, menos tempo nós damos ao nosso corpo para perceber e registrar os sinais de saciedade.

Isso acontece porque o sinal de saciedade é emitido por hormônios liberados no intestino. Quando nos alimentamos muito rápido, ingerimos uma quantidade grande de alimentos até que eles comecem a chegar no intestino para liberar o sinal de "pode parar de comer, já estou satisfeito!". Por outro lado, se a gente come mais devagar, vamos dando tempo para que os alimentos comecem a ser digeridos e, quando o sinal de saciedade for disparado, não teremos ingerido quantidades exageradas.

E para aqueles que não conseguem ainda comer devagar, aqui vão umas dicas que podem ajudar:

- Controle o tamanho das suas porções:
A tendência é que a gente coma mais rápido quando tem muita comida disponível à nossa frente. Por isso, controle suas porções!

- Coma a cada 3 horas:
Se passarmos longos períodos sem nos alimentar, nossa fome vai estar maior quando formos comer e isso vai aumentar as chances de devorarmos maiores quantidades e com mais rapidez.

- Mastigue muito:
Já ouviu aquela velha dica que fala que devemos mastigar de 20 a 30 vezes os alimentos antes de engolir? Isso vai facilitar a digestão (como eu disse lá no comecinho do post) e vai te ajudar a diminuir o ritmo na hora de se alimentar.

- E o mais importante, CONCENTRE-SE no ato de se alimentar:
Eu sei que os dias andam muito corridos e as pessoas, muitas vezes, costumam fazer suas refeições enquanto trabalham ou fazem outras coisas ao mesmo tempo, mas esse é um hábito que deve ser mudado. Desligue a TV, tire o celular de perto de você e se concentre no que você está comendo. O momento das refeições deve ser calmo e, no meio de um dia cheio de tarefas, tire pelo menos uns 20 minutinhos em cada uma das principais refeições pra nutrir seu corpo e desacelerar um pouquinho.
Seu corpo agradece! ;)


Nenhum comentário :

Postar um comentário