- Meu peso é X, preciso emagrecer?
- Como saber quanto de gordura eu preciso perder?
- Minha altura é Y, qual meu peso ideal?
- Vou à academia 5x por semana e meu peso continua sempre o mesmo, pq isso acontece?
Você também fica em dúvida em relação à alguma dessas questões?
Então leia o post que você vai entender melhor!
Bom, vou começar explicando melhor o que é o famoso IMC.
O IMC (índice de massa corporal) é um cálculo bastante utilizado para inferir, de forma rápida e superficial, se uma pessoa está dentro do peso ideal.
Para saber o seu IMC é muito simples, você não precisa da ajuda de nenhum profissional pra isso. Basta calcular:
Por exemplo: uma pessoa de 70kg com 1,75m de altura faria os cálculos da seguinte forma:
IMC = 70 = 22,85
3,0625
Olhando na tabelinha, veríamos que 22,85 está entre 18,5 e 24,9, ou seja, essa pessoa estaria no peso ideal.
Simples, né?
Porém, o IMC não é a melhor forma para saber se uma pessoa tem ou não a quantidade ideal de gordura no corpo. Mas pq não é a melhor forma? Veja a imagem abaixo:
Os dois homens da figura têm a mesma altura e o mesmo peso, ou seja, se formos calcular o IMC deles, o resultado daria igual, já que a fórmula só considera essas duas variáveis. Mas você diria que esses dois homens têm a mesma quantidade de gordura corporal?
Obviamente não!
E é por isso que eu digo p/ todo mundo: não fique paranóico com o seu peso na balança!
É muito comum ver pessoas que começaram a se alimentar melhor e praticar atividades físicas regulares se frustrando pois o peso não muda. Mas isso pode estar acontecendo pq, muitas vezes, a gente perde gordura corporal mas acaba ganhando massa muscular (se estivérmos fazendo exercícios para isso, claro). E os músculos "pesam mais" do que a gordura corporal, veja a ilustração:
Nessa imagem, temos representado 1kg de gordura (em amarelo) e 1kg de músculo esquelético (em vermelho). Viram a diferença? O peso é o mesmo, mas 1kg de músculo ocupa muito menos espaço do que 1 kg de gordura.
Além disso, quanto mais massa muscular você tem no seu corpo, maior será o seu gasto energético basal, ou seja, mais calorias você vai gastar apenas para que aquele músculo seja mantido ali. Você estará gastando mais calorias espontaneamente para realizar suas atividades do dia-a-dia. É por isso que os educadores físicos sempre recomendam atividades de força (musculação) para as pessoas que querem emagrecer.
Tá, mas então como eu faço pra saber se a minha quantidade de gordura corporal está adequada?
Essa imagem pode servir pra você ter uma leve noção de como está a sua composição corporal, mas pra saber exatamente você vai precisar da ajuda de um profissional!
O melhor método para determinar isso é através das dobras cutâneas, onde o profissional habilitado (nutricionista ou educador físico) vai usar um adipômetro e, com os dados obtidos, fará os cálculos para te dar essa resposta!
Depois de fazer as contas e determinar qual a porcentagem do seu corpo é composta de gordura, será usada uma tabela para ver se aquela quantidade está ou não adequada de acordo com o seu sexo e idade.
No geral, o que é considerado dentro da média seria mais ou menos de 15 a 25% de gordura no corpo, porém isso vai variar muito. Mulheres, por exemplo, tendem a ter mais gordura do que os homens, o que é normal. E todos nós, homens e mulheres, temos a tendência a acumular mais gordura no corpo quando vamos ficando mais velhos, o que também é normal.
Deu pra entender um pouco melhor?
Minha dica pra vocês então seria:
Procure um profissional para saber sua composição corporal e NÃO FIQUE MUITO PREOCUPADO COM SEU PESO.
Se você não teve ainda a oportunidade de fazer uma avaliação com Nutricionista pra acompanhar o seu percentual de gordura, meu conselho é tirar suas próprias medidas pra avaliar as mudanças. A circunferência do abdôme, do quadril e da cintura, por exemplo, são bons parâmetros pra quem está em processo de perda de peso.
Sem paranóias com o peso, por favor! Muitas vezes o espelho nos diz mais do que a balança. ;)
36 comentários :
Diminuir fortemente o consumo de todo tipo de gordura (carnes, queijos, embutidos etc) faz com que o nosso organismo queime mais rápido nossa própria gordura interna ?
ñ conseguir somar o meu IMC. peso 67kg e tenho 1,60m. qual seria o meu IMC?
Nayara seu imc é 47,8
tenho 1,66 e peso 50 kilos qual é o meu?
so o imc que não teve uma explicação lógica, pois o que eu intendi foi que tenho que multiplicar meu peso pela minha altura! e não deu certo ...
Nayara, o seu imc nao eh 47,8 e sim 26,17.
Excelentes informações. Gostaria de acrescentar que o calculo do IMC se dá pela (divisão do peso pela altura X altura) ou altura ao quadrado. E o IMC de Nayara Alves é na verdade 26,2, na qual se enquadra na categoria de Sobrepeso.
Existem controvérsias sobre a dobra cutânea como referência para gordura corporal. Muitos especialistas acham melhor a pesagem hidrostática.
@Gilberto Antônio Silva
A pesagem hidrostática realmente é um método muito bom, porém muito mais difícil de ser aplicado. As dobras cutâneas funcionam perfeitamente quando realizadas sempre pelo mesmo avaliador e por avaliador experiente.
Abs
Pessoal, o primeiro passo para calcular o IMC é multiplar a sua ALTURA por ela mesma.
Ou seja... sua altura é 1,60? Faça 1,60 x 1,60 = 2,56
Depois você pega o seu peso, por exemplo 67 e DIVIDE pelo valor que você encontrou da sua altura x ela mesma, ou seja: 67 / 2,56 = 26,17.
PILATES EMAGRECE
SOU GORDA NA BARRIGA ENORMEEEE E NAO TENHO QUADRIL NEM BUMBUM.....SE EMAGREÇO PAREÇO O ET
Melhor parecer o ET do que um funil.
ñ conseguir somar o meu IMC. peso 77kg e tenho 1,62m. qual seria o meu IMC?
o meu IMC. peso94kg e tenho 1,71m. qual seria o meu IMC?
tenho 1,58 peso 73 qual é o meu?
Ola tenho1,56 peso 77 qual é o meu?
Para calcular o ICM é simples :
altura x altura - divido pelo peso .
http://boaforma.abril.com.br/imc calcule se imc gratis
Gente é só procurar no google: cálculo IMC que vai aparecer várias páginas que já dão ele prontinho pra vcs ;)
Meu peso é75kg e minha altura é 1,60. Qual meu IMC?
Rhosy - IMC = 29,24
Nossa, como o brasileiro é preguiçoso. Não estão nem se dando ao trabalho de calcular. Até entendo os que tiveram dificuldade com a explicação da postagem, mas aqui nos comentários a Lais Siminio explicou perfeitamente, tenho certeza que não estão fazendo é por preguiça. Só digo mais uma coisa.. calculando o IMC de vcs dá p ver o quão são preguiçosos (as) mesmo. Estão todos com sobrepeso ou obesidade!
Ah, só complementando. Parabéns pela postagem. Para os profissionais está muito vaga, mas para as pessoas leigas (acredito que seja seu publico alvo) está de parabéns. Explicação clara e objetiva. Vou acompanhar mais seu blog.
Excelente matéria!!!!
Algo sobre o exame de bioempedânciometria????
Algo sobre o exame de bioempedânciometria????
NA MOSCA....ADOREI A PARTE VISUAL .......
Matéria excelente, somente erros no cálculo de IMC, ou cada Profissional de Nutrição, tem um base cálculo diferente. Achei a fórmula nesta matéria muito complicada, o que não bate com o link http://saude.ig.com.br/calculadoraimc/, pois aqui meu IMC seria >30, quando por este link é 24,9, ou seja, estou dentro da grade "normal"; sei quye precisaria reduzir, pois se aumentar entraria na grade de "sobrepeso".
nao condegui somar' meu peso é70 kg e minha altura é 1.65 qual meu imc?
Altura 173 peso86 eu to acima do peso me responde por favor
Tenho 173de altura e peso 86 eu to acima
Gente, as pessoas aqui não sabem fazer conta de multiplicar e dividir! Oo
Kkkk essa bronca é boa
Pelamooor!! Só pode ser muuita preguiça... Ta desenhado a fórmula!! É só fazer na cauculadora =s
Postar um comentário