adsense

Transtornos Alimentares: Anorexia Nervosa

Transtorno (ou distúrbio) alimentar, é um termo usado para definir um desvio no padrão alimentar de uma pessoa. Já falamos aqui no blog sobre a compulsão alimentar (se você não leu, clique aqui para ler), e hoje vamos falar sobre um outro transtorno alimentar, que vem aumentando sua incidência:
A anorexia nervosa, chamada pelas meninas e mulheres com o problema de "ana", é um transtorno alimentar no qual os acometidos buscam incansavelmente a magreza.
As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras.

Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e jovens, na faixa de 12 a 20 anos, e como citamos nesta matéria, os casos vem aumentando, principalmente na América Latina.

Entre os sintomas da anorexia nervosa, estão:

- Grande perda de peso em um curto espaço de tempo.

- Alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões.

- Distorção da imagem corporal: a pessoa acredita que está gorda, mesmo estando excessivamente magra.

- Parada do ciclo menstrual (amenorréia).

- Privação alimentar ou diminuição drástica na quantidade de alimentos ingerida.

- Depressão, ansiedade e irritabilidade.

- Exercícios físicos em excesso.

- Progressivo isolamento da família e amigos.

Entre as complicações clínicas para este distúrbio, podemos ressaltar: desnutrição, desidratação, diminuição da pressão arterial, anemia, fraqueza óssea, comprometimento do sistema imunológico e, em casos crônicos e mais graves, até a infertilidade e a mortalidade.

O tratamento para a anorexia nervosa geralmente é longo e complicado, pois a doença envolve não só fatores físicos, mas também psicológicos. Deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por, no mínimo, um psiquiatra, um psicólogo, e um nutricionista, em função da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares.

O objetivo primordial do tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. Em geral, é necessário alguma forma de psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com sua doença e com as questões emocionais, sendo de extrema importância a psicoterapia individual e familiar.

Devemos ficar atentos, pois o padrão de beleza atual faz com que muita gente se coloque nessas situações de risco. Anorexia não é brincadeira e deve ser levada a sério!

Escrito por Laís Simino
Nutricionista

Deixo aqui algumas imagens que retratam a gravidade do problema. São imagens que podem ser chocantes para algumas pessoas e, por isso, se quiser vê-las, clique no link abaixo:








Imagens retiradas do google imagens
Fonte utilizada para o texto: ABC da Saúde

Um comentário :

Postar um comentário