adsense

Alimentos X Enxaqueca

 A palavra enxaqueca vem do árabe e significa "rachar ao meio". São crises de dores de cabeça fortíssimas que não têm cura, apenas podem ser controladas.

Os sintomas e a intensidade variam muito de pessoa pra pessoa.

 As mulheres são as mais atingidas pela enxaqueca (também conhecida como migrânea), devido aos hormônios. Cerca de 1 entre 4 mulheres apresenta o problema. Entre os homens a prevalência é menor: apenas 10%.


As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por vários fatores, e um deles é a alimentação.


Vale ressaltar que os mesmos alimentos podem não ser desencadeantes para as mesmas pessoas, isso depende da sensibilidade de cada um. Mas, no geral, existem alguns alimentos que podem desencadear a crise e alguns que podem ajudar no controle dela:


ALIEMENTOS E SUBSTÂNCIAS QUE PODEM DESENCADEAR UMA CRISE DE ENXAQUECA:
- Alimentos embutidos, como a salsicha e lingüiça, contém nitratos e nitritos, substâncias que aumentam a dilatação dos vasos sangüíneos.
- Refrigerantes a base de cola, guaraná e o chá mate devem ser evitados, pois possuem cafeína, substância que altera a circulação sanguínea.
- Vinho tinto, e bebidas espumantes e destiladas em geral possuem fenóis, aldeídos e sulfetos. Essas substâncias estreitam os vasos sangüíneos.
- Chocolate, queijos duros, amendoim, carne defumada e frutas cítricas contêm tiramina, substância que libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor.
- Aditivos alimentares, como o glutamato de monossódico presente em temperos e alimentos industrializados.
- A fenilalanina, presente em bebidas a base de cola, aspartame (adoçante) e outros alimentos industrializados.


 ALIEMENTOS E SUBSTÂNCIAS QUE PODEM AJUDAR EM UMA CRISE DE ENXAQUECA:
- Os ácidos graxos essenciais auxiliam no controle da dor. Assim, o consumo de azeite de oliva, sardinha, salmão e anchova é indicado.
- O triptofano ajuda a liberar serotonina, que proporciona sensação de bem estar. Alimentos como a banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz, feijão e granola contêm essa substância.
- Os anti-histamínicos inibem a produção de prostaglandina, responsável pela sensação de dor. São encontrados no orégano, cravo, canela e gengibre.
 

No geral, uma dica importante é anotar os alimentos que você come quando tem crises de enxaqueca, e depois de algum tempo será possível identificar se existem alimentos específicos que desencadeam o seu problema.


Imagem: Michal Marcol / FreeDigitalPhotos.net
Fonte: Nutrociência 
Escrito por Laís Simino
Nutricionista - CRN3 32722/p

Um comentário :

Anônimo disse...

Laís, obrigada pela dica, tenho essas crises e realmente sei que devo evitar alguns alimentos para não sentir essa dor terrível. Não sei se é correto, mas quando estou neste quadro tomo 2 sonrisais...o alívio é quase que imediato, deito um pouco e quando levanto nem prece que estava com dor. Já tentei tomar um só sorisal e até outros medicamentos, mais não resolvem, e fico com azia. Um abraço.

Postar um comentário